País

Lisboa escolhida como Capital Europeia da Inovação

Num âmbito de um programa apoiado pelo Conselho Europeu, a Câmara Municipal de Lisboa receberá um milhão de euros para investir em empresas e startups.

SIC

Diogo Martins

SIC Notícias

Lisboa é a nova Capital Europeia da Inovação, no quadro do programa Horizonte Europa, apoiado pelo Conselho Europeu. Desta forma, a capital portuguesa irá receber um milhão de euros para investir em empresas.

O prémio Capital Europeia da Inovação foi anunciado esta segunda-feira em Marselha, em que Lisboa era uma das três finalistas, juntamente com Lviv da Ucrânia e Varsóvia da Polónia.

Lisboa saiu triunfante entre as três, o que irá valer um milhão de euros para poder investir em empresas e startups.

Foi a primeira vez que uma cidade portuguesa venceu. Para concorrer, Lisboa usou a Fábrica de Unicórnios, com sede no Beato.

Segundo a Câmara de Lisboa, essa Fábrica tem como objetivo “expandir o ecossistema empreendedor da cidade, de startups a scaleups e, potencialmente, unicórnios, a Unicorn Factory Lisboa é um motor para o crescimento económico e uma força motriz de inovação, atraindo talento, novos projetos e investimento”.

Conforme comunicou a CML, também, “em apenas dois anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa vindos de 23 países, anunciou 10.000 postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias “Web 3” ou a inteligência artificial”.

“Este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”, disse Carlos Moedas, o presidente da Câmara de Lisboa.

Os critérios, de acordo com o site oficial do Conselho Europeu, para concorrer e ser premiado eram:

  • Experimentação
  • Ascendente (crescimento)
  • Construção de “ecossistema”
  • Expandir
  • Visão inovadora para a cidade

Notícia atualizada às 16:59

Últimas