As iluminações de Natal em Lisboa vão ser inauguradas em 30 de novembro e manter-se-ão ligadas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro, funcionando com horário reduzido para poupança e eficiência energética, informou esta segunda-feira a câmara municipal.
"Lisboa será iluminada nos locais tradicionais, entre praças, ruas e avenidas, com recurso a lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, permitindo um aforro energético na ordem dos 80% face à tecnologia de incandescência", indicou o município.
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a inauguração das iluminações natalícias está agendada para 30 de novembro, pelas 19:00, no Terreiro do Paço, e "será seguida de um concerto dos Anjos, com temas de Natal, e de um fogo-de-artifício", com entrada livre.
Quando custa iluminar o centro da cidade
À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa "Iluminações de Natal" é promovida através de um protocolo entre o município e a União de Associações de Comércio e Serviços (UACS), com um investimento de 749.500 euros, "valor igual ao dos últimos anos", referiu a autarquia, sob a presidência de Carlos Moedas (PSD).
"A CML, prosseguindo medidas de poupança e de eficiência energética, irá manter o funcionamento das iluminações de Natal com o horário reduzido, tal como no ano passado, mas antecipando em meia hora, a pedido dos comerciantes e da UACS", adiantou.
Segundo o município, os horários das luzes de Natal são das 17:30 às 23:00 aos domingos, segundas, terças, quartas e quintas-feiras; das 17:30 às 24:00 às sextas-feiras e sábados; e das 17:30 à 01:00 no Dia de Natal e na noite da passagem de ano.
Além de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, "a CML procura sempre optar por garantias na utilização das mais recentes técnicas de poupança, quer pela utilização de materiais mais eficientes, quer pela utilização de energias renováveis durante a produção".