País

Operação Influencer: mais de 50 escutas com referência a António Costa

No despacho de indiciação do Ministério Público, António Costa é mencionado pelos principais arguidos em mais de 50 conversas telefónicas.

SIC Notícias

O Ministério Público analisou dezenas de escutas que referem António Costa. São conversas telefónicas com os principais suspeitos da Operação Influencer que incluem Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro ministro, João Galamba, atual ministro das Infraestruturas, e Afonso Salema, diretor executivo da Start Campus.

Numa delas, Afonso Salema terá dito que para a resolver uma questão importante para a empresa, era preciso escalar já ao primeiro-ministro.

António Costa terá também sido referido muitas vezes por João Galamba. No despacho de indiciação, a que a SIC teve acesso, existem várias escutas onde o governante terá referido a necessidade de intervenção do primeiro-ministro para desbloquear situações em benefício da empresa.

Já Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, terá sido escutado também numa conversa com João Galamba, em setembro de 2021, onde Galamba indicava uma situação delicada em Sines que só poderia ser resolvida com a intervenção do núcleo duro de coordenação do Governo.

Últimas