País

Ministério Público rejeita ter confundido primeiro-ministro com ministro da Economia

Em causa está uma conversa entre Afonso Salema e Diogo Lacerda Machado, em que este último fala em António Costa, mas estaria, na verdade, a falar em António Costa Silva, ministro da Economia.

O primeiro-ministro, António Costa, fala à imprensa na residência oficial de São Bento em Lisboa
TIAGO PETINGA

SIC Notícias

O Ministério Público (MP) rejeita ter confundido o primeiro-ministro António Costa com o ministro da Economia, António Costa Silva, na transcrição de uma escuta no âmbito da Operação Influencer.

Em causa está uma conversa entre Afonso Salema e Diogo Lacerda Machado, em que este último fala em António Costa, mas estaria, na verdade, a falar em António Costa Silva, ministro da Economia.

Este domingo, o advogado Magalhães e Silva disse que o Ministério Público tinha reconhecido o lapso na transcrição de uma escuta a Diogo Lacerda Machado, onde é referido o ministro da Economia, António Costa Silva, mas transcrito apenas António Costa, o primeiro-ministro.

"Foi o Dr. Lacerda Machado que deu sinal ao Ministério Público que havia efetivamente esse lapso e o Ministério Público reconheceu", disse o advogado aos jornalistas à entrada para o tribunal, no Campus de Justiça, em Lisboa.

No entanto, ao que a SIC apurou, o MP nunca reconheceu durante o interrogatório qualquer erro na transcrição. Os procuradores terão admitido que possa haver confusão, mas entendem que a transcrição está correta. No ponto 87 da indiciação que se refere essa escuta, nunca é dito que se tratava do primeiro-ministro.

Numa das chamadas dada como exemplo pela investigação, Afonso Salema terá sugerido a Lacerda Machado que fale com alguém dentro do Governo para pedir à Comissão Europeia uma alteração dos códigos de atividade económica para os data centers.

O advogado terá garantido que, se a questão fosse responsabilidade das Finanças, falaria com Fernando Medina. Se fosse uma questão a tratar com o ministério da Economia, então tentaria fazer chegar o assunto diretamente a António Costa Silva.

Ministério Público investiga António Costa

António Costa é alvo de uma investigação autónoma do MP no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos negócios investigados.

O MP considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus.

Notícia atualizada às 15:13

Últimas