Em reação ao discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, que dissolveu a Assembleia da República e marcou eleições para o dia 10 de março, Pedro Filipe Soares disse que a única solução para resolver a crise política era a convocação de eleições.
“Para resolvermos uma crise política desta envergadura, a única solução era a da saída pela democracia e a convocação de eleições. Em democracia há sempre soluções, e para o Bloco de Esquerda há solução para a habitação, para os serviços públicos, para os direitos fundamentais de uma vida digna", afirmou o líder parlamentar do Bloco de Esquerda.
Em relação à decisão de Marcelo Rebelo de Sousa em manter o Orçamento de Estado para 2024, o deputado bloquista disse que respeita a opção do chefe de Estado mas criticou o programa, atirando que os partidos de Direita estão a abraçar para demonstrar a sua qualidade.
“O Senhor Presidente tomou a decisão em manter este Orçamento de Estado, mas para nós continua a ser um mau orçamento. Votamos contra ele e voltaremos a votar contra. Ele é tão mau que agora está a ser abraçado pelos partidos de Direita para demonstrar a sua qualidade”, atirou.
Sobre o calendário das eleições, Pedro Filipe Soares disse que essa foi a indicação dada pelo Presidente da República "para acautelar todos os procedimentos democráticos necessários para todos os partidos livremente irem com condições às eleições".
"Todos gostaríamos que fosse mais cedo, mas acho que em democracia também impera este valor de todos estarem capacitados para concorrer às eleições sem qualquer tipo de problemas", explicou.