País

Negócios do hidrogénio e do lítio: buscas "vão ter consequências na composição governativa"

Cristina Figueiredo, editora de Política da SIC, analisa as suspeitas de irregularidade na contratação da exploração do lítio em Portugal.

Cristina Figueiredo

SIC Notícias

O Ministério Público está a realizar buscas num processo que estará relacionado com o negócio do lítio e do hidrogénio. As buscas estão a acontecer em casa do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na casa do ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do empresário Diogo Lacerda Machado, que é amigo próximo do primeiro-ministro, António Costa.

Cristina Figueiredo, editora de Política da SIC, diz que estas buscas “vão ter consequências na composição governativa”. “Desde o início que este assunto sempre levantou muita controvérsia”, continuou.

Exploração de lítio em Portugal

O interesse pelo lítio português despertou em 2016, ano em que deram entrada 30 novos pedidos de prospeção e pesquisa deste metal, impulsionado pelo aumento da procura global devido à utilização nas baterias do automóvel elétrico.

Desde então, várias associações ambientalistas, câmaras municipais e população já se pronunciaram contra a prospeção e exploração de lítio, com o Governo a defender, por outro lado, que aquele recurso é essencial para a transição energética.

Últimas