País

Casa de João Galamba alvo de buscas

A SIC encontra-se à porta da casa do ministro das Infraestruturas e pôde constatar que existem movimentações no exterior. As buscas estarão relacionadas com a exploração de lítio e hidrogénio verde em Montalegre.

SIC Notícias

O jornalista da SIC, Diogo Martins, está à porta da casa de João Galamba e conta que dois homens - que não conseguiu identificar - acabaram de sair da casa do ministro.

As buscas, que envolvem também o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o empresário Diogo Lacerda Machado, estarão relacionadas com a exploração de lítio e de hidrogénio verde na região de Montalegre. Podem estar em causa os crimes de tráfico de influências e também de corrupção.

Diogo Martins explica que poderá ter existido favorecimento de um consórcio, composto pela EDP, GALP e REN, em relação à exploração de lítio e de hidrogénio em Montalegre.

Até ao momento, nem João Galamba, nem Matos Fernandes foram constituídos arguidos. Existem vários detidos, tais como o empresário Diogo Lacerda Machado, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, o presidente da Câmara Municipal de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, e dois executivos de empresas estarão entre os detidos.

O jornalista da SIC revela também que para além dos dois homens que deverão estar envolvidos nas buscas, não existem, para já, outras movimentações no exterior da habitação do ministro das Infraestruturas.

Por volta das 09:15, dois elementos da Polícia de Investigação Criminal chegaram à casa de João Galamba e cerca de 30 minutos depois deram por terminada a investigação - pelo menos, por hoje -, acrescenta o jornalista da SIC no local.

Artigo atualizado às 10:35

Últimas