País

SNS tem dado "resposta plena" apesar dos constrangimentos, garante ministro

O ministro da Saúde reitera que "o Governo está disponível para se aproximar das reivindicações dos médicos", vincado porém que as mudanças no SNS só fazem sentido se resultarem numa "maior capacidade de resposta aos problemas dos portugueses".

SIC Notícias

O ministro da Saúde garante que até ao momento o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem sido capaz de dar “resposta plena” às necessidades, apesar de muitas urgências do país estarem fechadas.

A falta de médicos para preencher as escalas de serviço está a fechar urgências em vários hospitais do país, no entanto Manuel Pizarro garante que essa situação não está a pressionar o Governo para as negociações com os sindicatos dos médicos.

“Sobretudo coloca-se mais pressão nos muitos profissionais que continuam a manter as urgências a funcionar, porque apesar das dificuldades e dos sítios onde temos constrangimentos, continua a haver dezenas e dezenas e dezenas de urgências em funcionamento pleno em todo o país. Essas sim, estão sobrecarregadas pelo facto de haver doentes transferidos de outros serviços que não estão a funcionar em pleno”, reconheceu.

O ministro frisou ainda que não é uma crítica ao movimento dos médicos, mas sim uma "constatação de factos".

Sobre a reunião com os sindicatos dos médicos marcada para este sábado para tentarem chegar novamente a acordo, assegurou que o Executivo continua "disponível para se aproximar das reivindicações dos médicos”, alertando que as mudanças no SNS só fazem sentido ser feitas se resultarem numa "maior capacidade de resposta aos problemas dos portugueses".


Últimas