País

Braga transforma antigo lar de idosos em residência partilhada para 14 pessoas

A residência irá receber pessoas de diferentes origens, idades e circunstâncias, que terão, “para além de um local com toda a segurança e conforto para habitar, oportunidade de conviver e combater o isolamento”, disse o município de Braga.

Canva

Lusa

Um antigo lar de idosos na cidade de Braga foi transformado em residência partilhada, com capacidade para acolher até 14 pessoas com necessidades habitacionais, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município refere que a residência, que já abriu, irá receber pessoas de diferentes origens, idades e circunstâncias, que ali terão, "para além de um local com toda a segurança e conforto para habitar, oportunidade de conviver e combater o isolamento".

"As residências partilhadas são soluções muito procuradas por famílias unipessoais e que têm dificuldade em encontrar casa no mercado livre", referiu o administrador da empresa municipal Bragahabit, Carlos Videira.

O regime de residência partilhada consiste na cedência, a cada beneficiário, de um quarto de dormir e partilha das áreas comuns de uma habitação, sob a alçada da Bragahabit.

A residência inaugurada é financiada no quadro do Programa 1.º Direito, que recorre a fundos do Programa de Recuperação e Resiliência PRR, por um período de 10 anos, o mesmo período de vigência do contrato de subarrendamento com o privado proprietário do imóvel.

Últimas