País

Autarcas da região centro juntos pelo novo aeroporto em Santarém

Argumentam que a região já tem infraestruturas, que o projeto é um fator de coesão territorial e que o projeto apresentado parte de investimento privado. Dizem ainda que a nova proposta para Vendas Novas faz pouco sentido.

Ricardo Venâncio

Paulo Fajardo

Um grupo de autarcas da região centro defende que Santarém é o local ideal para construir o novo aeroporto. Reunidos em Leiria, defendem que a hipótese de Vendas Novas, agora em cima da mesa, faz pouco sentido.

A localização de Vendas Novas para o novo aeroporto de Lisboa parece ter ganho asas nas últimas semanas. Um cenário que, para os autarcas dos distritos de Santarém e Leiria, parece fazer pouco sentido.

Argumentam que em Santarém o aeroporto é um investimento privado, aproveita as infraestruturas existentes e até é fator de coesão territorial. E o modelo de crescimento escalável, garante o promotor do encontro, irá até permitir receber voos a tempo do Mundial de futebol.

Para João Galamba, Santarém é longe de Lisboa. Contudo, um antecessor no cargo, João Cravinho, o problema não se põe com a alta velocidade ferroviária. Mas seja em Santarém ou não, o antigo ministro defende que a região a norte do Tejo deve ganhar competitividade.

Os autarcas da região centro esperam que, nas conclusões da comissão técnica independente, que deverão ser conhecidas em meados de novembro, seja óbvio para o Governo que Santarém é localização ideal para um aeroporto servir Lisboa, mas também o país.

Últimas