De Norte a Sul, há constrangimentos em várias urgências hospitalares neste primeiro fim de semana de outubro. No Porto, há apenas um profissional na urgência externa do Hospital Pedro Hispano.
Na Guarda, nas próximas 24 horas, não há chefe de equipa no serviço de urgência. Mas há outros problemas no hospital da cidade mais alta do país.
Na urgência do Hospital Sousa Martins não há cardiologia, ortopedia e também a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) está sem médico.
Mais a Sul, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) encontra-se a funcionar "com constrangimentos" nos serviços de Urgência Geral, nas especialidades de cirurgia e medicina. A quem tiver de recorrer a este serviço, o aviso e de que pode enfrentar "elevados tempos de espera".
Numa folha A4 afixada na unidade hospitalar, e a que a SIC teve acesso, lê-se que os constrangimentos previstos se devem à "falta de recursos médicos das especialidades de cirurgia geral e medicina interna".
A unidade hospitalar pede aos utentes que façam o contacto prévio com a Linha SNS 24 (808 24 24 24), salientando que a mesma disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença.
Ordem pede reunião urgente com ministro
Perante estes constrangimentos, a Ordem dos Médicos pediu, este domingo, uma reunião urgente ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Na antena da rádio TSF, o bastonário Carlos Cortes avisou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode estar à beira de uma catástrofe e alertou que “há doentes que podem ficar em risco”.
"É uma situação de uma enorme gravidade e, de forma responsável, a Ordem dos Médicos está a intervir para chamar à razão, para apelar a sensibilidade do Governo para esta situação", declarou.
Neste sentido, e criticando a “total passividade em apresentar soluções” do ministro da tutela, o bastonário revelou que solicitou “uma reunião urgente” com Manuel Pizarro “para, em primeiro lugar, fazer uma análise da situação, apresentar concretamente quais são estas dificuldades e exigir que haja soluções rápidas, porque estamos a falar da saúde das pessoas”.