O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve reunido com a comunidade portuguesa do estado de Nova Iorque. Durante o discurso, Marcelo falou da Guerra na Ucrânia e disse que Portugal é capaz de dialogar com todos.
Perante emigrantes portugueses e lusodescendentes, o chefe de Estado destacou que a invasão da Rússia à Ucrânia provocou consequências económicas em todo o mundo.
"Há muitas guerras no mundo, mas há uma particularmente importante porque envolve potências mundiais e tem consequências económicas em todo o mundo. A inflação, a falta de alguns bens, o preço das matérias-primas, nalguns casos o preço da energia. Tudo isso mudou a vida de muitos povos, muitas Nações e criou problemas, sobretudo, às que vivem com maior dificuldade".
No entanto, Marcelo realçou, num discurso para cerca de 400 pessoas, em Tarrytown, a boa comunicação de Portugal.
"Se há país no mundo que tem uma história que mostra que é capaz de dialogar com todos, mesmo quando eles não dialogam entre si, esse país chama-se Portugal".
O chefe de Estado chegou no domingo à noite aos Estados Unidos, para participar na 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU e em encontros paralelos de alto nível entre representantes dos 193 países membros desta organização.
Antes de viajar de regresso a Portugal, terá mais dois encontros com emigrantes portugueses e lusodescendentes, em duas cidades do estado norte-americano de New Jersey, Elizabeth e Newark.