País

Professora de história consegue vinculação apenas aos 68 anos

Apesar da paragem de nove anos, tem 22 de serviço e só agora conseguiu a sua vinculação nos quadros. Será o único ano, tendo em conta que para o próximo irá pedir a reforma.

SIC Notícias

Há um caso que mostra bem o calvário que milhares de professores atravessam até conseguirem um lugar no quadro. Uma professora de história conseguiu finalmente a vinculação aos 68 anos.

Este ano entraram para os quadros das escolas cerca de oito mil professores através da chamada vinculação dinâmica. Maria Sanches, professora desde os 18, só este ano ficou efetiva. Tem 68 anos.

Há três anos que chama sua à escola Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, mas é o primeiro em que esta professora de 68 anos pode dizer que faz parte do quadro de zona pedagógica.

Maria Inês Sanchez começou a dar aulas num colégio aos 18 anos, o gosto por ensinar fê-la deixar o curso de Direito e licenciou-se em História, seguindo a via ensino.

Desde que em 1998 entrou para o ensino público tem vivido de contratos e horários incompletos.

Passou por 15 escolas, mas para não ficar longe do marido e das filhas concorreu sempre à zona de Lisboa.

Apesar do percurso, que inclui nove anos de paragem conta 22 de serviço.

Quer ficar este ano na escola de Carnaxide, o único de toda uma carreira nos quadros, mas no próximo já decidiu que vai apresentar os papéis para a reforma.

Últimas