Em Aveiro, os preços dos quartos para estudantes duplicaram nos últimos cinco anos. Para além dos preço elevados, os alunos e as respetivas famílias queixam-se da falta de oferta na cidade.
Pais e alunos da Universidade de Aveiro procuram quartos, principalmente, em anúncios de Facebook. Nas páginas destinadas a este efeito, são bem mais aqueles que procuram quarto, do que os que oferecem. O preço médio da renda de quarto na cidade ronda os 320 e os 350 euros mensais.
A Associação Académica fez, este ano, uma lista de alojamentos qualificados que consiste em quartos bons, a preços justos e com fatura. A lista esgotou em dois dias. A oferta é escassa no centro e os arredores são pouco apelativos para os jovens estudantes.
Instituição tem 17 residências universitárias
Aveiro tem ainda abertas as candidaturas para as residências universitárias. São 17, com mais de 800 camas, mas apenas 170 vagas estão disponíveis para este arranque do ano letivo.
A Universidade de Aveiro tem 18.000 estudantes e mais de metade estão deslocados de casa, sendo que este ano ficaram colocados mais de 2.200 novos alunos nas 53 licenciaturas da Universidade de Aveiro. Neste momento, estão já preenchidas 97% das vagas disponíveis.