Trinta e dois, de 40 utentes, foram retirados de um lar ilegal localizado em Vila Franca de Xira. Oito idosos continuam na instituição enquanto aguardam resposta por parte da Segurança Social, tal como conta a jornalista da SIC, Ana Alvarinho.
A jornalista explica que a Segurança Social ainda não sabe onde irá colocar os oito utentes que ainda se encontram em Vila Franca de Xira.
A retirada das pessoas começou durante a noite de terça-feira e dois dos 30 utentes que abandonaram o lar ilegal foram transportados para o hospital de Vila Franca de Xira, devido a "uma alegada queda durante a operação".
Familiar de idosa revela pormenores
A repórter da SIC conta que conseguiu falar com a familiar de uma utente que, entretanto, foi transferida para o Cadaval. A familiar confessou que a idosa "era bem tratada e nunca lhe faltava comida nem medicamentos". Queixou-se também de não ter sido informada do local para onde iriam transferir a utente.
De acordo com o que a SIC conseguiu apurar junto da Proteção Civil, um surto de sarna esteve na origem desta operação. No local, onde estiveram inspetores da Segurança Social, mantém-se ainda alguns agentes da PSP.