O extenso período de seca associado aos dias de calor extremo está a trazer problemas acrescidos na agricultura. No Alentejo, as maiores dificuldades sentem-se nas explorações pecuárias.
A seca tem sido o principal motivo pelo qual a agricultura não está a produzir na quantidade necessária. Muitos criadores de gado têm tido como único recurso alimentar os animais à mão cm feno e rações.
“Os fatores de produção a disparar por culpa da inflação e a escassez de alimentos disponíveis no mercado continuam a estrangular o setor que pede mais agilidade na distribuição de ajudas", afirma a agricultura Maria João da Silva.
“Tendo em conta que uma vaca de grande porte chega a beber 60 a 70 litros de água por dia… Esta onda de calor, que atravessa todo o território nacional, está a trazer problemas acrescidos. Ainda há reservas nesta região de Portalegre, mas os próximos tempos serão de grande incerteza”, acrescenta a Maria João.
O Alentejo regista esta quarta-feira temperaturas acima dos 40 graus, permane cendo toda a região sob aviso laranja devido à onda de calor.