A interdição a banhos na praia de Quarteira, no Algarve, foi levantada esta manhã depois de, na terça-feira, ter sido decretada devido à presença de uma bactéria na água, constatou a agência Lusa no local e confirmou, posteriormente, a Autoridade Marítima Nacional, acrescentando que a mesma decisão foi tomada na praia Vale do Lobo.
“Após ter sido efetuada uma nova análise da qualidade da água nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou que o resultado da análise indica que os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade”, lê-se no comunicado da AMN.
Perante os resultados das análises, “e após orientações da Autoridade Regional de Saúde, foi levantada a interdição a banhos nesta praia, tendo sido dadas instruções para que fosse hasteada novamente a bandeira verde na praia”.
Recorde-se que esta terça-feira, as autoridades ambientais interditaram a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o capitão do porto de Faro.
O comandante Santos Pereira disse à agência Lusa que as análises à qualidade da água do mar efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) detetaram a presença de coliformes fecais na água e a delegada regional de saúde ordenou a interdição das duas praias a banhos.
As praias de Vale do Lobo e de Quarteira são duas das principais zonas balneares do concelho de Loulé (distrito de Faro).
[Notícia atualizada às 13:03]