País

Demora das Finanças deixa hospital de Braga em risco de perder 50 enfermeiros

O sindicato e a Ordem dos Enfermeiros criticam o atraso na aprovação dos orçamentos dos hospitais e dizem que está em causa atendimento aos utentes. No Hospital de Braga, que ainda não recebeu autorização das Finanças, 50 enfermeiros vão ficar sem contrato.

SIC Notícias

Apenas metade dos hospitais têm o plano de atividades e orçamento para 2023-2025 aprovado e já o ano vai a meio. Os que receberam aprovação, esbarraram nos cortes do Ministério das Finanças.

O hospital de Braga está entre os que ainda não receberam luz verde. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses fala em 50 profissionais que vão ser dispensados porque o contrato está a chegar ao fim. No hospital de Penafiel, serão 40.

À SIC, o hospital de Braga explica que estes enfermeiros foram contratados a termo para dar resposta ao pico de inverno e adianta que propôs a contratação de 137 profissionais, mas o plano ainda está em análise.

O Sindicato e a Ordem dos Enfermeiros alertam para outros mecanismos de contratação que só estão a contribuir para a precariedade e para tornar mais difícil a organização dos serviços.

Últimas