País

Como um piloto evitou um acidente que podia ter sido fatal no aeroporto do Porto

A torre de controlo do Aeroporto do Porto autorizou a aterragem de um avião da Ryanair, quando, simultaneamente, na pista ainda se encontrava um A321neo da SATA pronto para descolar.

SIC Notícias

Na segunda-feira, a torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro autorizou a aterragem de um avião da Ryanair quando ainda se encontrava na pista um outro avião preparado para descolar. Foi o piloto que alertou o controlador aéreo para a existência de uma aeronave na pista e, de imediato, interrompeu todos os procedimentos de aterragem.

O lapso do controlador podia ter sido fatal e é considerado um erro muito grave na aviação. Todas as autorizações da torre de controlo para aterragem ou descolagem de aviões só devem ser feitas com a pista completamente desimpedida, para evitar riscos de colisão.

A NAV Portugal teve conhecimento imediato do incidente, reportou o mesmo às autoridades competentes e procedeu à abertura de uma investigação interna para a elaboração de um relatório.

As causas que levaram o controlador aéreo a autorizar a aproximação à pista de aterragem do Boeing 737 da Ryanair são ainda desconhecidas

Esta não foi a primeira vez que um incidente deste género aconteceu no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em abril de 2021, foi autorizada a entrada de uma viatura na pista quando um avião estava a descolar.

Últimas