País

Bancos perdem 41 milhões de euros em depósitos por dia

Entre janeiro e maio, as famílias retiraram 8,8 mil milhões de euros das contas à ordem e a prazo. Portugueses fogem aos depósitos para apostarem nos certificados de aforro.

SIC Notícias

A tendência dura há vários meses e, nas contas do Banco de Portugal, desde o início do ano que os bancos perdem em média 41 milhões de euros por dia. Os clientes insistem na fuga aos depósitos para apostarem na corrida aos certificados de aforro.

Entre janeiro e maio, as famílias retiraram 8,8 mil milhões de euros das contas à ordem e a prazo. Nos bancos, os depósitos rendem pouco, o que gera críticas dos clientes, que procuram opções com melhores resultados.

Com a subida das taxas de juro do crédito à habitação também há quem opte por retirar o dinheiro dos depósitos para amortizar a prestação da casa e nem sempre sobra dinheiro para fazer uma poupança.

Segundo o Banco de Portugal, o stock de depósitos caiu pelo quinto mês consecutivo, em maio, para 173 mil milhões de euros, registando a maior descida homóloga em 43 anos. Também o crédito à habitação está em queda.

Últimas