País

Paula Amorim é a portuguesa "mais poderosa" no mundo dos negócios

A Forbes Portugal escrutinou e atribuiu uma avaliação a 50 personalidades, contabilizando a sua fortuna, pessoal ou familiar, considerando o seu poder de decisão, poder de influência, projetos em que se envolve, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais, entre outros.

LISBON, PORTUGAL – NOVEMBER 11: Portuguese Business Woman Paula Amorim receives the Woman of the Year award during the Gala of the GQ Men Of The Year’ Awards 2017 in Portugal at Teatro Sao Jorgeon November 11, 2017 in Lisbon, Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/Getty Images)

Lusa

SIC Notícias

Paula Amorim lidera a lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios da edição de hoje da Forbes Portugal, onde constam ainda no 'top 5' Cláudia Azevedo, Mafalda Duarte, Inês Caldeira e Manuela Ferro.

Esta edição destaca "as portuguesas que estão a dar cartas dentro e fora de Portugal" e foi "elaborada com base numa avaliação de centenas de empresas, das quais são retirados mais de 100 nomes de CEO [presidente executivas] , diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras, a lista está ordenada por uma pontuação final para cada nome, feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20".

A Forbes Portugal "avaliou e pontuou estes nomes pela fortuna, pessoal ou familiar; pelo poder de decisão - se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -, poder de influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, projetos em que se envolve, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais; dimensão do negócio - se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e pelo seu empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área ou várias, ou se se envolveu na criação de empresas", refere a revista.

Assim, no primeiro lugar está Paula Amorim, acionista e administradora na Galp, Corticeira Amorim, grupo Américo Amorim, Amorim Luxury Group, seguida de Cláudia Azevedo, acionista e CEO da Sonae.

Em terceiro lugar está a diretora-geral do Fundo Verde para o Clima, Mafalda Duarte, seguida da diretora-adjunta mundial da L'Óreal Paris, Inês Caldeira.

Em quinto, está Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial - Ásia e Pacífico.

A Forbes Portugal é uma revista de negócios, licenciada pela Forbes Internacional, detida pelo grupo Media Nove, que publica a Forbes África Lusófona, o semanário Jornal Económico e o Novo Semanário. A maior parte do capital social pertence ao acionista N'Gunu Tiny, empresário dono do Emerald Group.

Últimas