Em Lisboa, há crianças que vão de autocarro para a escola, sem nenhum familiar ao lado. Um monitor acompanha os jovens até o destino final. Tudo faz parte de um projeto-piloto da Carris e da Câmara Municipal de Lisboa.
“Amarelo” é o nome da iniciativa que tem sido testada na capital. Segundo os pais, esta é uma forma de incentivar a independência e ainda facilitar a vida da família.
Madalena, de 9 anos, revela que está a percorrer o caminho da sustentabilidade. Combinou com os pais que evitar andar de carro é a melhor opção para todos.
“[Os pais] estão a poluir menos e assim conseguem chegar mais rápido ao trabalho”, diz Madalena.
Um dos objetivos do projeto, segundo a diretora de mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, passa mesmo por razões sustentáveis.
“Queremos criar a vontade das crianças de andarem nos transportes públicos e ensinar-lhes as vantagens da sua utilização”, afirma Ana Raimundo.
Mais autocarros em Benfica e nos Olivais
A segurança está em primeiro lugar. Os monitores que acompanham as crianças são funcionários das escolas que se disponibilizam para fazer o circuito e assegurar que todos chegam bem.
O projeto-piloto já levou a Carris a reforçar o número de autocarros entre duas freguesias de Lisboa: Olivais e Benfica, por enquanto os únicos circuitos com monitores,
No total, entre as duas regiões, nove escolas estão abrangidas no “Amarelo”. As inscrições são feitas através da página oficial da Câmara Municipal de Lisboa.