A Ministra da Justiça recusa comentar as declarações de João Galamba sobre o contacto com o Serviço de Informações de Segurança (SIS). Catarina Sarmento e Castro diz que o primeiro-ministro foi muito claro quando afirmou que ninguém do Governo deu ordens aos serviços de informação.
“O senhor primeiro-ministro foi, ontem [terça-feira], muito claro quanto a esse assunto. Foi muito claro e eu não vou repetir aquilo que já disse o senhor primeiro-ministro. As palavras do senhor primeiro-ministro foram claras quanto a esse assunto”, reforçou a ministra.
O SIS foi alertado pelo gabinete do ministro João Galamba, assim como a Polícia Judiciária, mas quem foi a casa de Frederico Pinheiro foi mesmo o SIS, depois de um contacto telefónico em que aquele foi informado de que o computador poderia ter informações sensíveis.
No telefonema, ficou combinado que alguém do SIS iria a casa do ex-adjunto de João Galamba, o que aconteceu logo de seguida. Frederico entregou o computador na presença de testemunhas.
António Costa garante que “ninguém do Governo deu ordens ao SIS”
Em resposta ao Observador, António Costa validou a atitude do Ministério das Infraestruturas ao dar o alerta para o “roubo” do computador pelo ex-adjunto Frederico Pinheiro e revelou que “não foi, nem tinha de ser” informado sobre a atuação do SIS.
O Ministério de João Galamba “deu — e bem — o alerta pelo roubo do computador com documentos classificados”, considerou António Costa, referindo-se à deslocação de Frederico Pinheiro ao Ministério das Infraestruturas para ir buscar o computador de trabalho, depois de ter sido informado da sua exoneração.
Para António Costa, “as autoridades agiram em conformidade”. À RTP, o primeiro-ministro acrescentou que se trata de um “caso inadmissível” e reforçou que o “ministro fez o que tinha de fazer”.
“Ninguém no Governo deu ordens ao SIS para fazer isto ou aquilo. O SIS agiu em função do alerta que recebeu”, revelou ainda António Costa.
O primeiro-ministro fez ainda saber que falará com o ministro João Galamba pessoalmente esta terça-feira.