País

"Ministro Sócrates": os elos de ligação entre Lula e Sócrates

José Sócrates já não é governante há mais de 10 anos, mas o título continua a ser usado como destaque de honra. O ex-primeiro-ministro tem estado no Brasil, onde mantém elos com ligação direta ao atual poder.

SIC Notícias

Ainda a braços com a justiça em Portugal, José Sócrates continua com atividade intensa no Brasil, onde está a fazer um doutoramento. Apresentou, há dias, um livro de uma filósofa brasileira e, mais uma vez, pela mão de um advogado ligado ao partido de Lula da Silva.

Walfrido Warde, conhecido advogado de Dilma Rousseff, amigo e apoiante de Lula da Silva, tem Sócrates como visita habitual no Brasil e na própria casa. Em junho, o ex-primeiro-ministro português levou ao luxuoso apartamento do empresário brasileiro, o português Marco Galinha, Presidente do grupo BEL e do Global Media, dono da TSF do Diário Notícias e Jornal de Notícias. No Brasil, a imprensa avançou que o objetivo teria sido apresentar Marco Galinha, a Lula da Silva.

Sócrates está a fazer um doutoramento na Universidade Católica de São Paulo, de onde regressou esta semana depois de apresentar o livro de uma filosofa francesa, a convite de Walfrido Warder que preside o Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa.

As várias idas do ex-primeiro-ministro ao outro lado do Atlântico têm dado que falar nos órgãos de comunicação social brasileiros. A ligação entre Sócrates e Lula da Silva é antiga, dizem-se ambos vítimas de um processo judicial com motivações políticas.

Últimas