Traduzido do original “Cycling Without Age”, a “Pedalar sem idade” foi fundada na Dinamarca, em 2012, por Ole Kassow. O movimento pretende combater a solidão e o isolamento de idosos.
A iniciativa, que está presente em 59 países, chegou a Portugal e já conta com 200 voluntários. Ao todo, já se realizaram mais de mil passeios solidários pelas ruas de Lisboa, Cascais, Castro Verde, Porto e Guimarães.
A ideia é proporcionar um dia diferente a idosos e pessoas com mobilidade reduzida que estão em centros de dia, lares ou até mesmo em casa.
Através do “trishaw”, uma bicicleta adaptada e conduzida por voluntários, todos os passageiros passam a ter uma nova perspetiva das cidades.
“Voluntários muito empenhados e com força nas pernas que procuram devolver o direito ao vento nos cabelos destas pessoas que têm os dias muito iguais", conta Margarida Quinhoses, do movimento Pedalar sem idade".
Na página oficial da missão pode ler-se: “Pedalar Sem Idade é uma atitude, uma forma de estar na vida, é sobre relações humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram.”