País

Autoridades apreendem barco com três toneladas de haxixe perto do Algarve

As operações da Marinha e da Força Aérea têm sido imparáveis, tendo em conta o número de lanchas que tem atravessado a costa portuguesa com o intuito de traficar estupefacientes.

SIC Notícias

Uma operação conjunta da Marinha e da Força Aérea detetou esta madrugada mais duas lanchas voadoras em águas internacionais, sendo uma delas intercetada com quase três toneladas de haxixe a bordo.

Continua imparável o tráfico de haxixe ao largo da costa algarvia.

A força destacada de fuzileiros e polícia marítima já só encontrou uma das lanchas num pedaço de águas internacionais sinalizado pelo voo de vigilância da Força Aérea, a 70 milhas náuticas a sul do Algarve.

Os três tripulantes de nacionalidade espanhola e marroquina não ofereceram resistência à abordagem musculada. Traziam a bordo 77 fardos haxixe, que acabaram apreendidos pelas autoridades.

Minutos antes, andava outra lancha voadora por ali. O olhar furtivo da Força Aérea acompanhou-lhe a navegação até águas territoriais espanholas.

As autoridades do país vizinho foram avisadas, mas já não conseguiram travar-lhe o caminho.

As quase três toneladas de haxixe transportadas para terra ao longo da manhã engrossam a contabilidade do combate ao tráfico ao largo da costa sul.

Em menos de três meses, a Marinha e a Polícia Marítima já intercetaram 14 lanchas rápidas em águas internacionais.

Cerca de 23 toneladas de haxixe foram apreendidas, quase 40% acima da droga intercetada ao longo de todo o ano de 2022 e quatro vezes mais do que em 2021.

O número de presumíveis traficantes identificados ou detidos em flagrante neste primeiros meses de 2023 é também um recorde: 34, até agora.

A Polícia Judiciária tem estado a tentar acompanhar estas operações e a encontrar ligações entre os grupos de tráfico, tendo encontrado indícios de que
as águas internacionais a sul do continente estejam a servir de entreposto de distribuição de oportunidade para Portugal e para Espanha.

Últimas