Sável frito com açorda é um prato típico em várias zonas do país. A SIC foi até à Figueira da Foz e acompanhou o processo de preparação desta iguaria tão característica desta altura do ano.
Sável começa a subir o Mondego nesta altura do ano
A caminho da desova, o tempo é de lampreia, mas sobretudo de sável que na Figueira da Foz começa a subir o mondego. O peso do pescado pode variar entre um e quatro quilogramas.
As muitas espinhas são o grande problema do sável. Para resolver esta questão é essencial que o peixe fique a marinar várias horas em sumo de limão ou vinagre.
A essencial açorda
Depois de marinar, o sável é frito. Para acompanhar, a iguaria é servida uma açorda que, entre outros ingredientes, é feita com pão, ovas, cabeça e rabo de sável. Os ovos e os coentros são o toque final que faltam ao acompanhamento.
Reunidos todos os sabores, o sável e a açorda estão prontos a ser servidos, principalmente nesta época do ano.