A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu esta segunda-feira que está em curso a fiscalização ao lar, na Lourinhã, acusado de maus-tratos a idosos.
“Houve uma instrução dada para uma fiscalização urgente que está em curso”, disse a ministra.
À SIC, Ana Mendes Godinho revelou ainda estar disponível para ir ao Parlamento, na sequência do pedido da Iniciativa Liberal que quer ouvir a ministra sobre o caso.
No domingo, a SIC emitiu uma reportagem que dá conta que há idosos em risco no lar "Delicado Raminho", na Lourinhã, com muitas denúncias que vão da falta de higiene à má alimentação.
Em causa estão relatos como o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, feridas por tratar, alimentação pobre e feita de restos e banhos de água fria.
O “Delicado Raminho” é um lar privado, com licença de funcionamento. Pode receber até 78 utentes e neste momento terá cerca de 60. Cada um paga, em média, 1.500 euros mensais.
A ministra ordenou logo no domingo uma inspeção imediata às instalações do lar. Ana Mendes Godinho assumiu a gravidade da situação reportada nas imagens e nos relatos mostrados pela SIC.