País

Maus-tratos em lar da Lourinhã: diretora técnica não prestou esclarecimentos

Após a divulgação da situação numa reportagem da SIC, este domingo, a ministra Ana Mendes Godinho deu instruções para que fosse feita uma inspeção imediata.

SIC Notícias

Há idosos em risco no lar "Delicado Raminho" na Lourinhã. São muitas as denuncias que vão da falta de higiéne à má alimentação. As imagens das situações de maus-tratos podem impressionar. O caso foi dado a conhecer este domingo, numa reportagem da SIC, e levou à reação da ministra da Segurança Social que informou que foram dadas instruções para que fosse feita uma inspeção imediata. A SIC tentou falar com a diretora técnica do lar que não prestou qualquer tipo de esclarecimeno, como dá conta a repórter Marta Sobral, que está esta manhã junto à instituição.

A ministra da Segurança Social assume a gravidade da situação reportada nas imagens e nos relatos mostrados pela SIC e assegura que a inspeção será feita com a máxima urgência.

A ministra esclarece ainda que o Ministério não tinha informações sobre aquele lar.

O proprietário deste lar, com cerca de 60 utentes, é o mesmo de um outro lar no Montijo, que também já tinha sido alvo de queixas devido à falta de condições.

O relato chocante de maus-tratos num lar da Lourinhã: luvas usadas em vários utentes, sopa feita de restos

Em causa estão relatos como o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, feridas por tratar, alimentação pobre e feita de restos e banhos de água fria.

O “Delicado Raminho” é um lar privado, com licença de funcionamento. Pode receber até 78 utentes, cada um paga, em média, 1.500 euros mensais.

Últimas