País

Paris já era, onde andam agora os casais mais felizes? Em Portugal

No mês do amor, um grupo de investigadores quis saber onde estão os casais mais apaixonados e felizes. Paris, a cidade do amor, já passou à história, o romance anda agora a pairar por outros ares, como os de Portugal.

Canva

SIC Notícias

A ideia do estudo, conduzido por Piotr Sorokowski, da Universidade de Wrocław (Polónia), e publicado no mês do amor, era perceber onde estão no mundo os casais mais apaixonados. A pesquisa permitiu concluir quem vivem em países mais multiculturais, com melhor qualidade de vida e maior igualdade de género, são mais românticos. E sabe que país ocupa a 3.ª posição? Não, não é França mas sim Portugal.

Para descobrir como o amor é diferente de país para país, o investigador Piotr Sorokowski e a sua equipa entrevistaram em 45 países 9.474 adultos, que estão atualmente em vários tipos de relacionamentos.

"A realização de pesquisas transculturais sobre o amor permite-nos obter uma compreensão mais sólida sobre uma emoção [o amor] complexa e universal, que promove empatia entre culturas”, sustenta o investigador.

E foram os entrevistados húngaros os que manifestaram “pontuações de amor” mais elevadas, seguidos pela Malásia, Portugal, Estados Unidos e Itália.

Em contrapartida, no fim da tabela, com as pontuações mais baixas encontramos a Áustria, Jordânia, Coreia do Sul, Uganda e Paquistão. De referir que o Reino Unido não foi incluído neste estudo.

O investigador Piotr Sorokowski aponta, citado pela New Scientist, que o índice de desenvolvimento do país está intimamente ligado a “pontuações de amor” mais elevadas. Ou seja, quanto melhor forem as condições de vida, melhor será também o relacionamento com o parceiro(a).

Outro fator importante foi a igualdade de género. O que, admite o estudo, pode estar relacionado com o facto de nesses países, as mulheres terem mais autonomia para escolher os(as) parceiros(as), destaca Sorokowski.

O estudo concluiu ainda que participantes de culturas mais abertas, que enfatizam o bem da comunidade, tendem também a ter "pontuações de amor" mais altas do que países mais “fechados”. Sorokowski sustenta que pessoas de sociedades multiculturais tendem a ser mais altruístas em relação aos parceiros, o que pode levar a laços mais fortes.

Os países mais românticos:

  1. Hungria
  2. Malásia
  3. Portugal
  4. Estados Unidos
  5. Itália
  6. Eslovénia
  7. México
  8. Índia
  9. Austrália
  10. Polónia

Os países menos românticos:

  1. Paquistão
  2. Uganda
  3. Coreia do Sul
  4. Jordânia
  5. Áustria
  6. Alemanha
  7. Nigéria
  8. Vietname
  9. Turquia
  10. China
Últimas