País

Delinquência e criminalidade juvenil: comissão criada em junho ainda sem resultados

Governo reconhece agravamento do problema. Últimos dados oficiais apontam para um aumento de 7,3%: de 1044 crimes em 2020 para 1120 em 2021.

SIC Notícias

Os últimos dados oficiais mostram que a delinquência e a criminalidade entre os jovens tem vindo a aumentar. O Governo decidiu por isso criar no ano passado a "Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta". Após sete meses de trabalho, a comissão diz que é preciso continuar a trabalhar.

A comissão criada em junho pelo Governo para definir como combater a criminalidade violenta e a delinquência entre os jovens é constituída por dois, ministros, quatro secretários de Estado e a procuradora-geral da República.

A comissão foi criada porque era impossível negar os dados do último relatório de segurança interna. A violência em geral pode até pode estar a baixar, mas a delinquência juvenil aumentou 7,3%: de 1044 crimes em 2020 para 1120 em 2021.

Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos mais críticos e a criminalidade entre os jovens começa cada vez mais cedo e muitas vezes na escola.

Só na área da Grande Lisboa, estão nesta altura identificados mais de duas dezenas de gangues, mais de 700 jovens suspeitos de crimes violentos.

Este grupo de trabalho deverá apresentar em junho algumas propostas concretas.

Últimas