Em 2021 foram detidos 832 jovens com ligações a gangues. O Governo anunciou a criação de uma equipa especial para prevenir a criminalidade juvenil.
Os crimes violentos que envolvem suspeitos entre 12 e 16 anos estão a crescer. Em 2021, foram detidos pela GNR e pela PSP 832 jovens com ligações a gangues. Desses, 29 jovens detidos pela PSP, tinham menos de 16 anos.
Em 2022, as autoridades reconhecem a existência de crimes mais violentos, com o uso de armas fatais em esfaqueamentos ou em tiroteios.
O objetivo da equipa anunciada pelo Governo é avaliar o aumento da delinquência juvenil que tem vindo a aumentar. A iniciativa será composta por pessoas da saúde pública, da segurança social, por polícias e elementos de outras áreas do Governo.
Uma das novidades nesta equipa especial é a integração de pessoas ligadas à saúde. O Governo quer avaliar se a pandemia – mais concretamente os confinamentos – tiveram influência na saúde mental dos jovens e, consequentemente, no aumento da criminalidade juvenil.