País

Lula da Silva chega a Portugal com a agenda preenchida

Objetivo da viagem do Presidente brasileiro é reaproximar os dois países.

SIC Notícias

Lusa

Lula da Silva já chegou a Lisboa e vai encontrar-se ainda esta sexta-feira com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. Também deverá reunir com representantes de movimentos sociais, antes de regressar a casa, amanhã.

Foi pouco depois das 12:00 que o Presidente brasileiro recém-eleito chegou ao aeroporto de Figo Maduro, após uma viagem envolta em secretismo.

Mais logo, às 17:00, e de acordo com nota publicada no site da Presidência, vai ser recebido pelo Presidente Marcelo no Palácio de Belém e, pelas 20:00, tem encontro marcado com António Costa, em São Bento.

O almoço com empresários brasileiros

Antes dos encontros com Marcelo e Costa, o Presidente eleito do Brasil almoçou com empresários brasileiros num restaurante da capital lisboeta, tendo sido recebido por apoiantes à porta do estabelecimento.

Terminado o almoço seguiu para o hotel de onde deverá sair para o Palácio de Belém, onde será recebido pelo Presidente Marcelo.

O intuito desta viagem é melhorar a relação os países irmãos, que se deteriorou durante o mandato de Jair Bolsonaro. Durante os quatro anos em que esteve à frente do país nunca visitou Portugal.

Depois de ter estado na Cimeira do Clima, no Egito, Lula da Silva fez uma rápida paragem em solo português e durante a manhã de sábado reunirá com vários representantes de movimentos sociais.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o facto de Lula da Silva escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral representa "um sinal muito forte".

"Acreditamos que ao escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral depois da sua eleição, ele [Lula da Silva] está a dar um sinal muito forte e aquilo que nós iremos dizer a Lula quando ele cá vier é que do lado português haverá correspondência total em relação a esse sinal forte", disse o ministro à Lusa.

Últimas