País

PJ detém casal por suspeita de burlas com cartões e meios de pagamento a mais de 300 vítimas

São cidadãos estrangeiros, com 20 e 22 anos, que terão causado prejuízos superiores a 40 mil euros.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um casal, de 20 e 22 anos, suspeitos de “vários crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, contrafação de cartões ou outros dispositivos de pagamento, acesso ilegítimo e branqueamento”. Em comunicado, a PJ esclarece que a investigação apurou que os detidos são cidadãos estrangeiros que terão entrado em Portugal em janeiro de 2022.

O casal teria “um plano previamente definido alicerçado em compras online com recurso a dados de cartões e meios de pagamento de terceiros, causando prejuízos que ascendem a mais de 40 mil euros e provocando mais de 300 vítimas”, refere o comunicado.

As autoridades informaram que no momento da detenção, foram também apreendidos mais de uma centena de artigos relacionados com a atividade criminosa.

Na maioria, os produtos encomendados eram equipamentos informáticos que depois eram remetidos maioritariamente para “lockers” (serviço bastante utilizado pelo e-commerce), onde depois seriam recolhidas as compras fraudulentamente.

Designada pela PJ por operação “Locker”, foi levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, em articulação com o DIAP de Lisboa. A investigação contou também com a colaboração da UNICRE, da SIBS e do EL Corte Inglês.

Os detidos serão presentes à autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação.

Últimas