O incêndio que desde segunda-feira lavra em Castro Marim continua por dominar e já passou para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira. Mais de 80 pessoas foram retiradas das casas por precaução e um canil com quase 200 animais foi evacuado.
O céu azul nas praias algarvias deu lugar às nuvens negras devido a este incêndio. A tarde de segunda-feira, nas praias de Altura, Monte Gordo, Manta Rota e Tavira escureceu mais cedo. Os vídeos amadores, captados por banhistas, mostram o fumo e as cinzas do incêndio a alastrar-se pelas praias. A água azul do mar passou a refletir o cinzento resultado da floresta a arder.
O cenário típico nas praias do Algarve poderá continuar abafado pelas nuvens negras deste incêndio.
CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DIFICULTAM COMBATE ÀS CHAMAS
O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira em Castro Marim afetou já uma área de cerca de 9.000 hectares, depois de registar uma "taxa de expansão de 650 hectares por hora", disse o comandante das operações de socorro.
Segundo Richard Marques, o fogo, que se estendeu "de forma fulminante" para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira durante a tarde de segunda-feira, "lavrou com muita intensidade, atingindo um perímetro de 43 quilómetros, numa área afetada de cerca de 9.000 hectares".
As condições meteorológicas estão a dificultar os trabalhos. A previsão é que o vento intenso, a temperatura alta e humidade se mantenham.
No terreno estão mais de 600 operacionais, apoiados por 207 meios terrestres e seis meios aéreos.
Veja também:
- Incêndio de Castro Marim atinge perímetro de mais de 40 quilómetros
- Bruxelas ativa programa de observação por satélite para incêndio no Algarve
- "Rotação da direção do vento" poderá dificultar combate ao incêndio de Castro Marim
- Incêndio em Castro Marim. "O bombeiro disse-nos: fechem tudo e fujam de casa. Não podem ficar aqui"