Foi aprovado o levantamento da imunidade parlamentar ao deputado do PS, António Gameiro. A decisão foi tomada por unanimidade na comissão parlamentar de transparência.
Para se tornar efetiva, a votação tem de ser confirmada no plenário.
Segundo o que a SIC apurou, o deputado socialista será suspeito dos crimes de corrupção passiva praticada por titular de cargo político e prevaricação.
Em causa estão as investigações na Operação Triângulo, que já levaram à renuncia do mandato da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
Na sequência desta investigação, o deputado socialista anunciou que vai manter-se como deputado ... mas retirou a candidatura à câmara de Ourém.
OPERAÇÃO TRIÂNGULO
O DIAP Regional de Évora explica os motivos da Operação Triângulo, que recuam a 2018: "favorecimento a particulares em adjudicações de serviços, desvio de fundos do município e favorecimento pessoal está em investigação a alienação de terreno municipal a empresa de investimentos no ramo imobiliário, em troca de benefícios financeiros indevidos."
O terreno fica em Monte Gordo, a 200 metros da praia e por várias vezes foi colocado em hasta pública. O negócio acabou por acontecer, mas levantou dúvidas às autoridades.
A Operação Trigângulo está em investigação há mais de um ano.
- Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António e arguidos da "Operação Triângulo"
- Operação Triângulo. Autarca de Vila Real de Santo António renuncia ao cargo
- Operação Triângulo. Deputado António Gameiro confirma buscas da PJ às suas casas e escritório
- Operação Triângulo. Deputado do PS António Gameiro suspeito de corrupção