País

Regresso às aulas para mais de 1 milhão de alunos

Mais de um milhão de alunos regressa às aulas entre hoje e sexta-feira.

(Reuters/ Arquivo)

A abertura oficial do ano letivo decorre entre 10 e 16 de setembro, para mais de um milhão de alunos.

Este é um ano letivo marcado pelo facto de os manuais escolares serem gratuítos, pela primeira vez, para todos os níveis de ensino, nas escolas públicas.

O balanço mais recente do Governo revela que há ainda cerca 30% de livros por entregar ao abrigo do programa de empréstimos.

Quanto aos professores, este deverá ser mais um ano de luta com a primeira manifestação marcada já para 5 de outubro em Lisboa.

A principal reivindicação continua a ser a recuperação integral do tempo de serviço congelado.

Os professores ameaçam ainda fazer greve ao trabalho em excesso, a partir de 21 de outubro, caso sejam obrigados a trabalhar além das 35 horas semanais previstas por lei.

No mês passado ficaram colocados 24.000 professores, que se distribuem por cinco mil escolas espalhadas pelo país.

Ministro da Educação assinala início das aulas em escola agrícola

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses foi a escolhida pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, para assinalar hoje o início do ano letivo.

Esta é uma das 14 escolas profissionais agrícolas públicas e nela estudam cerca de 250 alunos, de quase 40 concelhos portugueses e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Tiago Brandão Rodrigues vai estar acompanhado pela secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

"Situada numa herdade com quase 100 hectares, a escola tem forte ligação ao tecido empresarial, conferindo-lhe elevadas taxas de sucesso escolar e de empregabilidade", afirma o ministério em comunicado.

Os alunos mais velhos vão hoje apresentar aos novos alunos as instalações da escola, com uma exploração agrícola polivalente (vinha, adega, pomares, área forrageira, estufas de hortícolas e florícolas, oficina micológica, viveiro florestal, vacaria, suinicultura, criação de suínos, ovinos, coelhos, galinhas de raças autóctones, perdiz vermelha, entre outros, um centro equestre federado de quatro estrelas e estruturas relacionadas com o turismo rural).

Algumas crianças da educação pré-escolar estarão também de visita à escola que, durante todo o ano, funciona como "uma autêntica Quinta Pedagógica".

Últimas