País

Governo optará pelo ajuste direto de meios aéreos se necessário

O ministro da Administração Interna espera que ainda este mês surjam candidaturas ao concurso urgente para o aluguer de aeronaves de combate aos incêndios. Em falta para o próximo verão estão 40 meios aéreos. Eduardo Cabrita não descarta adjudicação direta caso sejam precisos antes de concluído o concurso.

No final de 2017, o Governo tinha lançado um concurso internacional, mas o júri do concurso excluiu quase todos os concorrentes por apresentarem preços altos. Dez helicópteros foram adjudicados. O ministro adianta que devem estar em operação a partir de maio.

"Teremos certamente esse concurso lançado e com candidaturas ainda durante o mês de março. Eu não costumo antecipar as incidências de um concurso. O que é o nosso firme compromisso e que se em algum momento, mesmo em março ou abril, antes do verão tivermos condições excecionais que o justifiquem não deixaremos de recorrer a todos os mecanismo e se for necessário à contratação imediata por ajusto direto dos meios aéreos que se venham a mostrar necessários", disse o ministro em Bruxelas.

Últimas