País

Alunos portugueses abaixo da média no inquérito PISA mas melhoram desempenho

Portugal mantém-se abaixo dos países que participam no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nas áreas de leitura,  matemática e ciências, destacando a OCDE a melhoria da performance dos estudantes nacionais desde 2003. Portugal é um dos  países da OCDE que melhorou o desempenho em termos de leitura nas várias  avaliações do PISA.

(Arquivo Reuters)
© Charles Platiau / Reuters

Os resultados do relatório PISA 2012, da responsabilidade da Organização  para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) foram hoje divulgados,  sendo testados os conhecimentos dos alunos de 15 anos de 65 países a nível mundial. 

Nas três áreas, Portugal mantém-se abaixo da média, apesar de estar perto deste valor, no caso da matemática, onde os alunos portugueses obtiveram 487 pontos, sendo o nível da média geral 494. 

Na avaliação dos conhecimentos de leitura, os estudantes portugueses  conseguiram um resultado médio de 488, enquanto o nível da média geral se  fixou nos 496.  

Nas ciências, os alunos nacionais obtiveram 489 pontos, sendo a média  de 501 nesta área. 

No sumário executivo do documento, a OCDE destaca que Portugal faz parte  do grupo de países, que participando em todas as avaliações deste 2003,  apresenta uma melhoria média em matemática de mais de 2,5 pontos por ano.

Assim, surge o parâmetro "mudança anualizada" (annualised change) que  a OCDE considera ser uma medida mais robusta para avaliar as tendências  no desempenho, porque se baseia em todas as informações disponíveis e não  na diferença entre um ano e outro. 

Na matemática, os alunos portugueses verificaram uma mudança anualizada  de 2,8, enquanto na ciência obtiveram 2,5 e na leitura 1,6. 

Entre 2003 e 2012, Itália, Polónia e Portugal aumentaram a participação  de melhores desempenhos e, simultaneamente, conseguiram reduzir a parcela de baixo desempenho em matemática. 

O sumário executivo do relatório destaca ainda que Portugal é um dos  países da OCDE que melhorou o desempenho em termos de leitura nas várias  avaliações do PISA. 

Xangai (China), Singapura e Hong Kong (China) ocupam os três primeiros  lugares nas três áreas de conhecimento avaliadas pelo PISA. 

No PISA 2009, os alunos portugueses tinham conseguido uma classificação  de 489 pontos, quase ao nível da média geral, que foi de 493 no parâmetro  principal de avaliação, centrado na leitura.  

Nos conhecimentos de matemática, os portugueses conseguiram então 487  pontos e na avaliação dos conhecimentos em ciência 493.  

Cerca de 510 mil estudantes de 15 anos realizaram a esta prova, que  ficou mais a matemática, mas abordou também a leitura e a ciência. Estes  alunos representam os cerca de 28 milhões de estudantes de 15 anos que frequentam  as escolas dos 65 países participantes no estudo. 

O Pisa realizou-se pela primeira vez em 2000 e decorre de três em três  anos. A escala utilizada foi construída de forma a que, no conjunto dos  países da OCDE, a média fosse de 500 pontos. 

Lusa

Últimas