País

Passos Coelho presente nas reuniões com partidos

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai estar presente nos encontros pedidos aos partidos sobre estratégia de crescimento, nos quais o Governo diz estar disponível para "discutir o que for necessário". Os encontros arrancam sexta feira.

Os encontros arrancam na sexta-feira, com Verdes, BE e CDS, enquanto  PS, PCP e PSD serão recebidos pelo executivo no dia 15. 

De acordo com fonte governamental, "o Governo fez o convite para discutir a estratégia de crescimento, mas está disponível para discutir o que for necessário". Além do primeiro-ministro, estarão presentes, do lado do Governo, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira,  e o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

O Partido Ecologista "Os Verdes" será o primeiro a ser recebido, na sexta-feira às 15:00h, seguindo-se o BE às 16:00h e o CDS-PP às 17:00h, todos na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento. 

Os restantes encontros acontecerão na próxima quarta-feira, uma vez que o primeiro-ministro está fora do país na segunda e na terça-feira, primeiro na Cimeira Luso-Espanhola, em Madrid, e depois numa visita à OCDE, em Paris.

No dia 15, o PS será o primeiro partido a ser recebido, às 10:00h, seguindo-se  o PCP, às 11:00h, e o PSD às 12:00h. 

Hoje, na conferência do Conselho de Ministros, questionado sobre a eventual diminuição retroativa das pensões dos funcionários públicos, o ministro da Presidência afirmou, a propósito das medidas de redução estrutural da despesa pública, que "foram anunciadas pelo senhor primeiro-ministro as propostas que o Governo vai colocar sobre a mesa, que já colocou quer na concertação social quer nos convites que dirigiu aos partidos políticos",  acrescentando que três das reuniões partidárias iriam ter lugar na sexta-feira e outras três na próxima semana. 

A 23 de abril, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros extraordinário, uma proposta de estratégia de crescimento e de fomento industrial para o período 2013-2020 e, na conferência de imprensa, o ministro da Economia anunciou que o Governo pretendia encontrar-se com os parceiros sociais e políticos para debater o documento. 

Na mesma ocasião, o ministro da Presidência salientou que o plano do executivo PSD/CDS-PP seria enviado "em primeiro lugar aos parceiros sociais e aos partidos políticos, exprimindo a intenção do Governo em promover o consenso necessário a uma estratégia de crescimento sustentada e de longo prazo". 

Marques Guedes afirmou ainda que o executivo PSD/CDS-PP tinha aprovado "uma proposta aberta - abertura que igualmente se coloca para a definição de diferentes formas de participação, através das quais estas contribuições, quer dos parceiros sociais, quer dos partidos políticos, possam ter lugar e os entendimentos possam ser promovidos". 

Na sequência desse Conselho de Ministros, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, escreveu aos partidos, convidando-os para um processo de diálogo em torno de propostas para estimular o crescimento económico em Portugal. 

Lusa

Últimas