Aninhada nas florestas de cedros à beira dos Himalaias, Dharamshala é uma cidade montanhosa no norte da Índia que alberga o líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, há quase 65 anos.
A pitoresca cidade, situada no Vale de Kangra, sob a sombra da cordilheira Dhauladhar, nos Himalaias, tem na verdade duas povoações: a parte superior, conhecida como McLeod Ganj, que alberga o Dalai Lama – um centro espiritual vibrante – e a parte inferior, a 1.380 metros de altitude, serve sobretudo como centro comercial e administrativo.
Dharamshala é um caldeirão de culturas, é muito popular entre os turistas indianos e estrangeiros que procuram o rejuvenescimento espiritual no lar adotivo do Dalai Lama e que alberga uma significativa população tibetana exilada.
A cidade transformou-se num verdadeiro mini Tibete, com uma grande variedade de restaurantes de comida tibetana, lojas de curiosidades e centros de meditação.
McLeod Ganj, na parte superior, alberga o complexo Tsuglagkhang, localizado no topo de uma montanha que alberga o Dalai Lama, vencedor do Prémio Nobel de 1989.
Uma das atrações mais comuns para os visitantes são os monges budistas com túnicas cor de açafrão e castanho imersos em sessões de orações e cânticos em alguns dos seus serenos mosteiros.
A cidade está a preparar-se para as comemorações do 90º aniversário do Dalai Lama a 6 julho.