Adolf Hitler, o ditador nazi que conduziu a Alemanha à Segunda Guerra Mundial morreu há 80 anos. O líder do Terceiro Reich suicidou-se a 30 de abril de 1945, no seu bunker em Berlim, quando a cidade estava cercada pelas tropas soviéticas e o conflito se aproximava do fim no continente europeu. A guerra começou na madrugada de 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha ainda a recuperava da derrota na Primeira Guerra Mundial.
As tropas alemãs invadiram a Polónia, que sucumbiu em apenas um mês. A tática de "Blitzkrieg" ou "guerra-relâmpago", que combinava bombardeamentos aéreos maciços e ataques terrestres de forças motorizadas e blindadas, revelou-se imbatível.
Perante a recusa alemã em abandonar a Polónia, o Reino Unido e a França alinharam no conflito e declararam guerra à Alemanha. Em setembro de 1940, tinha início o bombardeamento intensivo de Londres, que resultou na morte de pelo menos 43.000 civis e no lançamento de cerca de 50.000 bombas.
Em 22 de junho de 1941, a Alemanha lançou a "Operação Barbarossa", a invasão surpresa da União Soviética. Em quatro anos de violentos combates, o Exército Vermelho empurrou as forças alemãs desde as portas de Moscovo até Berlim, numa campanha que custou à União Soviética cerca de 13 milhões de vidas.
A 30 de abril de 1945, com a capital cercada pelas tropas soviéticas, Adolf Hitler e a sua companheira Eva Braun refugiaram-se no bunker sob a Chancelaria de Berlim e suicidaram-se, os seus restos mortais foram carbonizados. As investigações históricas apontam para que Hitler se tenha suicidado com um tiro na cabeça e Eva Braun com cianeto, os corpos terão sido incinerados pelas tropas soviéticas.
Guerra chegava ao fim na Europa, mas prosseguia no Pacífico
A morte de Hitler ditou o fim parcial do conflito mundial. Aguerra na Europa terminou na primavera de 1945, mas continuou no Pacífico.
Nos primeiros dois anos, os Estados Unidos mantiveram-se fora do conflito, mas o ataque japonês a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, colocou um ponto final nas hesitações iniciais. Os Estados Unidos juntaram-se às Forças Aliadas e declararam de imediato guerra ao Japão, aliado da Alemanha. As bombas nucleares lançadas pelas forças norte-americanas em Hiroshima e Nagasaki, no início de agosto de 1945, colocaram um ponto final no conflito.
A guerra terminou oficialmente em setembro de 1945 com a rendição do Japão. Chegava também ao fim o regime nazi e o Holocausto, que levou ao extermínio sistemático de cerca de seis milhões de judeus.