Mundo

Ataques do Hamas revivam a memória dos sobreviventes do Holocausto

Os últimos dados contam em quase 150 mil os sobreviventes do Holocausto nazi que vivem em Israel. Alertamos para as imagens que podem ser consideradas violentas.

SIC Notícias

Alguns sobreviventes do Holocausto admitem recordar o que lhes aconteceu, agora com maior frequência, sempre que veem imagens dos ataques do Hamas a 7 de outubro. A perseguição aos judeus pelos terroristas deste movimento evocam memórias que ficaram inscritas na história para sempre.

Aos 89 anos, Sarina é uma das que sobreviveu ao Holocausto nazi. As fotos que partilha, são de familiares que as câmaras de gás levaram um dia. Foram tempos tão duros ainda que os de agora às vezes em certos aspetos pareçam um pouco pior.

“Era mau, era muito mau. O que há para dizer? Aquilo que os alemães fizeram em Auschwitz, o Hamas também o fez”, afirmou a sobrevivente.

Quem escuta as histórias dos sobreviventes do Holocausto, cedo se habituou ao terror que nelas se desfia. O que é novo é a comparação com o dia 7 de outubro. O ataque do Hamas parece ter-lhes trazido uma lembrança acrescida de desumanidade.

Os últimos dados contam em quase 150 mil os sobreviventes do Holocausto nazi que vivem em Israel. Têm em média 85 anos, cerca de 460, têm mais que 100 anos.

Últimas