Olhares pelo Mundo

Mosquitos multiplicam-se de forma explosiva em cidade na Toscana, turismo pode estar comprometido

Há mosquitos 'sugadores' por todo o lado. Dentro de casa, na varanda, na roupa, relatam os moradores. Nos restaurantes, são muito incomodativos: afinal, quem quer estar sentado numa nuvem de mosquitos? Não picam, mas incomodam. São tantos que quem está em Orbetello quase os respira.

Rita Rogado

Ana Isabel Pinto

Os mosquitos multiplicam-se de forma explosiva em Orbetello, na Toscana, em Itália. Desesperados, os moradores lançaram uma petição para que seja declarado estado de emergência. O turismo pode estar comprometido.

Orbetello, no sul da Toscana, tem uma lagoa popular para turistas, contudo, este ano, as férias de quem visita esta região podem não ser tão agradáveis.

Há mosquitos 'sugadores' por todo o lado. Dentro de casa, na varanda, na roupa, relatam os moradores. Nos restaurantes, são muito incomodativos: afinal, quem quer estar sentado numa nuvem de mosquitos?

Não picam, mas incomodam. São tantos que quem está em Orbetello quase os respira.

Os peixes estão 'sufocados' por algas, o que, combinado com as mudanças climáticas, levou a uma grande morte de peixes.

"Os peixes que se alimentam das larvas dos mosquitos estão a faltar. Isso leva os mosquitos a reproduzirem-se sem serem perturbados. É assim que começa uma reação em cadeia, que também pode levar a uma invasão de aranhas", explica o especialista em gestão Domenico Covatto.

Os moradores lançaram uma petição a exigir que seja declarado estado de emergência.

A autarquia tem 300 mil euros disponíveis para medidas que pretendem salvar as temporadas da Páscoa e de verão.

Últimas