Nayla Cherino Parra é acupuntora de bovinos em França. Dá ações de formação a produtores de leite e explica os benefícios para a saúde dos animais.
Na ação de formação que realizou a 17 de março em Guingamp, Bretanha, contou com a participação de uma dezena de produtores de leite. Apresentou vários pontos de acupuntura onde podem ser administradas agulhas para aumentar a imunidade, melhorar a produção de leite e ajudar no tratamento de dores e outros problemas de saúde.
A viver na Normandia, Cherino Parra realiza sessões de formação com agricultores de toda a França sobre a utilização da medicina tradicional chinesa nas vacas principalmente como “abordagem preventiva”, mas também como alternativa à utilização de tratamentos “químicos”.
Embora não tenham sido realizados muitos estudos científicos em França para comprovar a eficácia do uso da acupuntura em bovinos, vários agricultores afirmam ter observado resultados positivos nas suas vacas.
O aumento da popularidade do método em França nos últimos anos levou várias câmaras regionais de agricultura a encorajar a sua utilização como medida preventiva e uma forma de reduzir a dependência de medicamentos químicos.
A prática atraiu sobretudo uma geração mais jovem de agricultores que preferem evitar o uso de antibióticos