O momento em que uma baleia-jubarte abocanhou uma foca foi registado a partir de um barco de uma empresa que realiza passeios para observação de cetáceos em Anacortes, no estado norte-americano de Washington, no dia 12 de setembro.
A imagem foi captada numa altura em que a baleia atacava um cardume, também perseguido pela foca, realizando uma manobra conhecida por 'lunge feeding'.
"Nesta época do ano, em setembro, começamos a ver muito mais este fenómeno de 'lung feedind'. Há muitos peixes pequenos, a baleia vem abre a boca e dá um grande gole desses peixes e depois como que empurra a água para fora com a ajuda das suas barbatanas e então engole os peixes, explica Tyler McKeen, comandante da embarcação da Blue Kingdom Whale & Wildlife Tours, de one foi avistada a situação insólita.
Para realizar o 'lung feedind', as baleias mergulham um pouco e depois sobem lateralmente, com metade da boca para fora da água e outra metade para dentro, como uma pessoa a nadar crawl.
Foi ao realizar essa manobra para se alimentar, que a baleia-jubarte apanhou também a foca, que surge na foto, num registo absolutamente insólito. Contudo, o inesperado aconteceu e surpreendeu todos os que seguiam a bordo do barco da Blue Kingdom Whale & Wildlife Tours.
"Nós ficámos ali a observar. E então, finalmente, a baleia simplesmente mergulhou e retornou à superfície. E foi aí que todos tiveram a possibilidade de agarrar nas câmaras e, demorou apenas alguns segundos para que todos fizessem o enquadramento, aumentassem o zoom e vissem o que estava a acontecer.
Foi então que vimos a foca, foi um momento muito divertido para todos. Quer dizer, provavelmente não foi tão engraçado para a foca, mas foi simplesmente hilariante. A expressão na cara dela tipo 'o que é que está aqui a acontecer?' Mas tenho a certeza de que a foca ficou bem", conta Tyler McKeen.
O feliz instante em que a foca saiu da boca da baleia foi captado pela ambientalista Brooke Casanova, colaboradora da empresa Blue Kingdom Whale & Wildlife Tours, que seguia a bordo da embarcação.