O troféu do Euro 2024 está em digressão pela Alemanha, acompanhado sempre pela mascote do Euro. Juntos, já percorreram as dez cidades anfitriãs, que esperam receber milhões de visitantes durante o Campeonato da Europa.
O carismático ursinho chama-se Albärt, nome escolhido pelos fãs, através de uma votação aberta no site da UEFA. Segundo a organização, a escolha pelo urso tem como objetivo inspirar as crianças a serem ativas, incentivando o amor pelo futebol e os seus valores.
Alemanha espera “conto de fadas” no Euro
Os alemães estão confiante de que, com uma nova e talentosa geração, podem vencer o Campeonato da Europa em casa.
“Sou um grande fã dos campeonatos do Mundo e da Europa. Desta vez, é na Alemanha e há grande expectativa. Talvez mais um conto de fadas de verão, talvez uma espécie de renascimento da nossa equipa. Há muita esperança porque temos a impressão de que se formou uma nova equipa e porque temos dois clubes alemães (Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen) nas finais das competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa)”, afirma Markus Soeder, líder do Executivo da Baviera.
Entre as 10 cidades anfitriães, Albärt esteve também em Berlim. A capital vai ser palco da final do Euro, a 14 de julho.
A Alemanha espera receber 2,7 milhões de adeptos nos estádios.
De Pinóquio até Albärt: eis todas as mascotes dos Europeus
Com o aproximar de mais uma edição, preparamos-lhe uma viagem ao passado com todas as figuras marcantes desta competição.