O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, revelou, esta segunda-feira, que começaram a ser revogados os vistos a pessoas que celebraram a morte do ativista conservador Charlie Kirk.
“Os EUA não acolherão estrangeiros que celebram a morte dos nossos concidadãos. A revogação de vistos já começou. Se está cá [nos EUA] com um visto e a festejar o assassinato público de uma figura política, prepare-se para ser deportado. Não é bem-vindo a este país”, escreveu Rubio na rede social X.
Uma publicação feita horas depois de ter sido divulgada uma entrevista de Marco Rubio à Fox News, onde o governante voltou a defender que não devem ser atribuídos vistos a “pessoas que vêm para os Estados Unidos e fazem coisas como celebrar o homicídio, a execução, o assassinato de uma figura política.”
“Não estamos dispostos a convidar pessoas a visitar o nosso país que se envolvam em comportamentos negativos ou destrutivos”, afirmou.
Vigília de homenagem a Kirk no Arizona
Milhares de pessoas estiveram esta segunda-feira numa vigília de homenagem a Charlie Kirk, no Estádio Universitário do Arizona, nos Estados Unidos.
Foram prestados diversos tributos em memória de Kirk, aliado de Donald Trump que foi assassinado na última quarta-feira no Campus Universitário do Utah durante uma palestra.