Mundo

Sébastien Lecornu é o novo primeiro-ministro de França

Sébastien Lecornu é o novo primeiro-ministro de França. Tem 39 anos e integrou o Governo de François Bayrou como ministro da Defesa.

Rita Rogado

Guilherme Monteiro

O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou Sébastien Lecornu, ministro da Defesa cessante, como novo primeiro-ministro de França. Será o quinto primeiro-ministro em dois anos. Sucede a François Bayrou, que se demitiu após a queda do Governo no Parlamento.

O anúncio foi feito pelo Palácio de Eliseu. Em comunicado, indica que o chefe de Estado encarregou Sébastien Lecornu de "consultar as forças políticas representadas no Parlamento com vista à adoção de um orçamento para a nação e à construção dos acordos essenciais para as decisões a tomar nos próximos meses".

Lecornu tem 39 anos e integrou o Governo de François Bayrou como ministro da Defesa.

Tem uma longa carreira política, que começou quando era adolescente. Do campo político da Direita, manteve "boas relações" com a oposição" e é apoiante do Presidente liberal Emmanuel Macron.

De acordo com o correspondente da SIC em França, Guilherme Monteiro, o Presidente Macron já tinha vontade de o nomear em dezembro quando nomeou François Bayrou.

Sébastien Lecornu terá a tarefa de unir o Parlamento para aprovar o orçamento do próximo ano.

A nomeação acontece depois do chumbo, na segunda-feira, da moção de confiança apresentada pelo Governo, que ditou a queda do executivo e a demissão do primeiro-ministro François Bayrou.

A moção foi chumbada, no Parlamento francês, com 194 votos a favor, 15 abstenções e 364 votos contra.

Em vez de nomear um novo primeiro-ministro, Macron tinha a hipótese de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, como pretendia parte da oposição, mas a hipótese foi rejeitada pelo chefe de Estado francês.

Últimas