São as piores cheias dos últimos 40 anos e continuam a provocar estragos no Paquistão e na Índia. As chuvas fortes deverão manter-se durante todo o fim de semana.
Na última semana, as chuvas torrenciais obrigaram mais de um milhão de pessoas a sair de casa no Leste do Paquistão, na província de Punjab.
As águas atingiram os arredores de Lahore, a segunda maior cidade do país, e ameaçam a cidade vizinha de Jhang. São as piores cheias dos últimos 40 anos.
Também o Norte da Índia está a ser fortemente atingido. Várias casas e edifícios ficaram destruídos, depois das chuvas terem provocado inundações e deslizamentos de terras.
A região é considerada o celeiro do país e os prejuízos ainda estão por calcular.
Duas comportas de uma barragem colapsaram
Os dois países rivais partilham rios que nascem na Índia e desaguam no Paquistão, regulados há mais de seis décadas pelo Tratado das Águas do Indo.
O acordo foi suspenso pela Índia, este ano, o que interrompeu a partilha de informações entre as autoridades que controlam as águas.
Uma fonte do governo indiano negou qualquer tentativa deliberada de inundar o Paquistão, mas confirmou o colapso de duas comportas de uma barragem.